Quer seja para arrefecer ou aquecer um espaço, o ar condicionado é uma ótima forma para  se conseguir a temperatura ideal. Fique a saber como escolher o melhor Ar Condicionado para si!

Para quem está a pensar adquirir um ar condicionado, e ainda não decidiu qual o modelo ideal, se pretende um fixo ou móvel, aqui ficam algumas dicas para saber escolher o modelo, mediante as necessidades.

Que tipos de ar condicionado existem?

Se não tem pré-instalação de ar condicionado, pode considerar um equipamento portátil. É menos eficiente, pois obriga a ter uma janela entreaberta para a passagem da tubagem, reduzindo o efeito da climatização. Por outro lado, pode ser deslocado para várias zonas da casa e não precisa de ser instalado por um profissional.

Se conta com pré-instalação de ar condicionado ou está disposto a fazer obras para a sua instalação, tem duas opções: o mono-split e o multi-split.

Ar condicionado mono-split conta com uma unidade instalada no exterior da habitação, ligada a uma unidade interior que pode ser de vários tipos: murais, cassetes, condutas e chão-teto. Estas unidades estão fixas e têm de ser instaladas por um profissional certificado. Permitem muito bons rendimentos energéticos e são silenciosas.

multi-split tem uma unidade instalada no exterior e até 5 unidades interiores. Também tem de ser instalado por um profissional certificado e funciona de forma semelhante ao ar condicionado de tipo mono-split. Na maioria dos casos, não tem de instalar de imediato todas as unidades interiores.

Prefira sempre modelos com a tecnologia inverter. Esta consegue variar a velocidade de rotação do compressor, adequando a sua potência às reais necessidades. Ou seja, evita paragens e arranques frequentes, consome menos energia e garante menos variações de temperatura.

Portátil

  • Deslocação fácil
  • Não requer instalação
  • Baixa eficiência

Mono-Split

  • Liga 1 unidade interior a uma exterior
  • Aquece ou arrefece 1 divisão
  • Instalação fácil

Multi-Split

  • Liga até 5 unidades interiores a 1 unidade exterior
  • Aquece ou arrefece até 5 divisões
  • Controla divisões individualmente

De certeza que já ouviu falar de BTU’S

BTU significa British Thermal Unit e é a medida que representa a potência de cada ar condicionado. Tem em conta a dimensão da divisão, a incidência de luz solar, o número de pessoas e equipamentos eletrónicos presentes e garantirá que o seu ar condicionado vai funcionar de maneira adequada ao local onde é instalado

Definindo os BTU’s necessários ao espaço, poderá adquirir o equipamento com a potencia adequada!

Saiba como determinar os BTU´s da sua futura máquina, consoante a área que pretende climatizar:

Área(m²)Ambiente residencial (BTU)Ambiente comercial (BTU)
97.0007.000
127.0009.000
159.00012.000
2012.00016.000
2515.00020.000
3018.00024.000
3521.00028.000
4024.00032.000

Conheça já a nossa gama de Ar Condicionado!

MSZ-EF35VGW – MITSUBISHI ELECTRIC
MULTI-SPLIT

Escreva um comentário