Poder controlar a temperatura da sua casa a seu belo prazer nos dias mais quentes de verão deixou de ser considerado um luxo e ter um Ar Condicionado passou a ser imprescindível em muitas casas. Ter um Ar Condicionado em casa nunca foi tão fácil e comum como nos dias de hoje, mas nem tudo é tão fácil como parece pois todos os Ar Condicionados necessitam de manutenção regular.

Na www.soarcondicionado.com temos diversos modelos de ar condicionados mono split e multi split de diversas marcas, perfeitos para a sua casa e de fácil manutenção. Visite já a nossa loja!

Porque é que é importante limpar o Ar Condicionado?

Como qualquer outro electrónico, um ar condicionado tem um tempo de vida útil e se não tiver os cuidados necessários, pode reduzir bastante o tempo de vida do seu aparelho. Por outro lado, se realizar a manutenção do equipamento regularmente, não só irá aumentar o seu tempo de vida, como também irá melhorar a sua economia energética como vai poder manter ou até aumentar a boa qualidade do ar do Ar Condicionado o que, por exemplo, é fundamental se tiver alergias, ou simplesmente para não causar danos á sua saúde.

Pelo menos, a cada dois anos deve contactar uma empresa ou profissional certificado para realizar uma verificação e manutenção mais aprofundada do Ar Condicionado.

Como realizar a manutenção do Ar Condicionado

Interior

1- Desmontar a unidade interior para aceder ao interior e remover os filtros.

2- Verificar todas as ligações do aparelho e limpar o pó com um pincel.

3- Aspirar ou simplesmente limpar a zona do ventilador e do evaporador.

4- Aplicar produtos específicos, normalmente recomendados pelo fabricante do ar condicionado.

5- Limpar os filtros segundo as instruções do fabricante.

Filtro Sujo
Filtro Limpo

6- Montar a unidade e instalar novamente os filtros.

Para o exterior do ar condicionado, na Só Ar Condicionado aconselhamos a procurar um técnico ou profissional especializado ou então, ajuda do fabricante para a manutenção pois pode ser bastante mais complicada do que a manutenção interior. De qualquer forma, deixamos aqui alguns passos caso queira realizar a manutenção sozinho.

1- Verificar o estado geral do aparelho e as respetivas ligações.

2- Desmontar o ventilador e verificar todos os componentes visiveis.

3- Limpar bem todas as alhetas do permutador do condensador.

4- Retirar todos os detritos, pó e lixo no aparelho, utilizando um soprador.

Conheça a nossa gama de Ar Condicionados

Author

Escreva um comentário