A Ventilação Mecânica Controlada ou VMC é um sistema de ventilação para casas que estimula a renovação do ar dentro de um espaço fechado, graças a diferentes mecanismos. Em casas em zonas húmidas, é uma excelente solução, porque evita a acumulação de humidade e de odores mais fortes e, para todas as casas em geral, melhora a qualidade do ar por causa da erradicação de poluentes

Porquê instalar VMC?

Hoje em dia as casas construídas são bastante eficientes mas que deixaram de “respirar”. Ou seja, a renovação de ar natural que existia nas construções deixou de existir. Todos os procedimentos que melhoram o isolamento térmico e acústico das casas, acabam por impedir a casa de respirar.
A falta de circulação de ar também não é favorável, e posteriormente surgem problemas como humidade, fungos, bolor, entre outros, e é aqui que a instalação da VMC apresenta um papel importante. Ao instalar este sistema estes problemas são evitados, uma vez que possibilitam a circulação do ar. 

Vantagens da Ventilação Mecânica Controlada

Um sistema de VMC traz várias vantagens para a sua habitação, tais como:

  • Simples de instalar o que torna perfeito para construções em que há dificuldade em passar tubos e para renovações.
  • Obriga o ar a circular das zonas secas para as zonas húmidas.
  • Evita a formação de bolor.
  • Se tiver outros equipamentos de climatização, o VMC ajuda a poupar energia pois evita que tenha que abrir janelas, o que normalmente acresce custos noutros equipamentos de climatização.
  • Melhora a oxigenação da casa e desumidifica as áreas mais criticas da casa.
  • Melhora a qualidade do ar ao retirar o excesso de dióxido de carbono.

Que Tipos de VMC Existe?

VMC Duplo Fluxo

O VMC Duplo Fluxo é um sistema mecânico de extração e insuflação de ar com permuta térmica entre o ar viciado e o ar novo. O ar viciado é extraído pelas grelhas localizadas na cozinha e nas casas de banho, e o ar novo é insuflado através das grelhas localizadas nos quartos e na sala.

O ar novo não se mistura com o ar viciado, mas recupera energia passando pelo permutador de calor no qual os dois fluxos se cruzam.
Depois de temperado, este ar higienizado é difundido nas divisões principais pelas grelhas de insuflação através da caixa de distribuição.

VMC Simples

VMC Simples é o mais básico e também o mais acessível. É constituído por um bloco motor instalado, por norma, ao nível da cobertura da casa, no sótão ou teto falso. 

O sistema de fluxo simples funciona da seguinte forma: retiram o ar húmido das habitações, através de grelhas instaladas nas divisões com pontos de água, como é o caso das casas de banho, cozinhas, lavandarias, entre outros. 
A insuflação de ar é feita a partir de grelhas instaladas nas divisões sem pontos de água: quartos, salas, escritório.

Controlos de VMC

Controlo higrorregulável: Já mais tecnológico do que o anterior consegue analisar os níveis de humidade nas diferentes divisões da habitação, os ventiladores e bocas de caudais regulam a quantidade de ar renovado a circular no interior.

Controlo por Sensor: Ventila em função das leituras de humidade de um ou mais sensores. Mantém uma qualidade de ar ótima com um consumo mínimo de energia.

Controlo Autorregulável: Mantem um caudal constante e permanente em todas as zonas da habitação. É o controlo mais simples. Os ventiladores combinam-se com bocas de caudal constante na extração.

Author

Escreva um comentário